Gurus do dinheiro: George Kinder

Bem vindo à série Gurus do Dinheiro. Iremos retratar as principais referências mundiais no assunto, desde grandes autores com bibliografia técnica reconhecidos pela academia até comunicadores poderosos criadores de técnicas e famosos por realizarem fóruns e seminários que enchem estádios de futebol.

O primeiro e talvez um dos mais antigos é George Kinder, o mais famoso consultor financeiro americano (financial advisor) e professor de Budismo. Formado em Harvard em 1971 é o criador da metodologia de planejamento conhecida como EVOKE – exploração, visão, obstáculos, conhecimento e execução. A doutrina é conhecida mundialmente e seu instituto (Kinder Institute of Life Planning) é um centro de excelência de formação de planejadores financeiros nos Estados Unidos e ao redor do mundo.

Seu diferencial está em tratar o ser humano como um individuo completo e que preza a harmonia. Portanto, planejamento pessoal financeiro não pode ser simplesmente maximizar patrimônio visando objetivos estritamente financeiros. O modelo mental do cliente tem que ser completo: conquistar riqueza com plenitude, consciência psicológica e espiritual e respeitar sempre os valores pessoais e estilo de vida.

Essa linha de trabalho é desenvolvida por boa parte dos financial advisors nos EUA. No Brasil, alguns planejadores financeiros utilizam seu discurso de forma dispersa e em pequena escala, portanto ainda não é um conhecimento disseminado em nossa sociedade.

A bibliografia do autor é vasta, ele continua ativo até hoje, seja lecionando palestras, seminários ou workshops. As principais obras são:

  1. The Seven Stages of Money Maturity (11/04/2000)
  2. Lighting the Torch (16/10/2006)
  3. Life Planning for you (30/05/2014)

A literatura ainda não tem tradução para o português, mas por outro lado pode ser encontrada na Amazon por um preço promocional, clicando neste LINK

Recomendo fortemente a leitura de ao menos um dos livros, principalmente o segundo que detalha a metodologia trabalhada por Kinder por quatro décadas.

 

BOA LEITURA e conte-nos sobre suas impressões !!!

Leave A Comment