A minha viagem dos sonhos

Sempre fica aquela dúvida se vamos conseguir realizar a viagem dos sonhos algum dia.

O segredo é um bom planejamento aliado à disciplina e dedicação, a garantia que você se manterá fiel ao seu compromisso.

Alcançar este ideal é possível se você for capaz de determinar alguns fatores primordiais para qualquer planejamento bem feito: quando (em quanto tempo irá realizar a viagem), onde (local desejado) e como (hospedagem, traslado, passeios, alimentação).

O que fica claro é que um sonho pressupõe um desejo profundo de realização e esse desejo implica fazer escolhas coerentes com seus valores. Portanto, para que você realize (desejo) sua  viagem (sonho), você precisa se fundamentar em um planejamento (escolhas). O que muitas pessoas não têm consciência é que as escolhas podem não ser muitos agradáveis no curtíssimo prazo. Vale abrir mão do conforto do carro para andar a pé ou ir de ônibus para o trabalho, ou até mesmo abrir mão do lazer (restaurantes, festas, roupas) para comprar a passagem aérea ou reservar o hotel de seu destino com antecedência?

Vamos nos ater ao exemplo dos ajustes no orçamento: deixar o carro em casa e ir a pé para o trabalho, economizando estacionamento, gasolina, manutenção e todos os outros gastos inesperados que todo mundo que tem um carro sabe que existem. Simulando uma economia mensal de R$ 300,00, em uma janela de dois anos é possível acumular uma reserva financeira para sua viagem de mais de R$ 8.000, considerando um rendimento de 1% ao mês que é totalmente factível na realidade atual. Com este valor é possível fazer uma viagem internacional com muito conforto, visitar aquele lugar paradisíaco que você viu na TV ou passear num dos parques da Disney.

Cortar gastos não é uma coisa fácil e muito menos agradável, porém necessária. É comum ver pessoas se desfazendo de bens para “investir” em seus sonhos. Não é raro escutar casos de jovens se desfazendo do primeiro carro para morar fora do país, buscando um novo caminho repleto de desafios e oportunidades. Não existe certo ou errado, a resposta depende da coerência dos planos de cada um , da definição de prioridades e do respeito às limitações da realidade e do momento de vida atual.

Como então vou conseguir alcançar meu objetivo ? Caso não consiga responder isso de forma clara, o ideal é buscar a orientação de um profissional qualificado que saberá indicar o melhor caminho a ser trilhado para o seu sonho.

Este é o segredo da economia financeira: investir bem seus recursos, com metas bem definidas e coerentes com aquilo que você realmente pode cumprir. Um bom planejamento financeiro só se sustenta com o crescimento consistente do seu patrimônio, realização das suas conquistas, reconhecimento das limitações, definição de prazos, valores e metas em cada um dos objetivos.

“Pior que não terminar uma viagem é nunca partir.” (Amyr Klink)

Garanta sua viagem dos sonhos clicando aqui

Leave A Comment